HISTÓRIA
A esgrima tem uma origem de pelo menos três mil
anos. Imagens encontradas em um templo egípcio construído em 1170 a.C.
mostravam guerreiros despidos, empunhando armas pontiagudas, de imagem semelhante
às espadas atuais com bicos de proteção e uma máscara que impedia o contato da
arma com a face.
Durante muito tempo a esgrima foi utilizada assim como outras práticas, um meio de defesa.
No inicio do século XVI, passou a ser praticada pelos nobres que em grande numero passaram a frequentar as salas de armas, foi quando Henrique XVIII, Rei da Inglaterra ordenou a formação de uma corporação de todos os mestres de armas, e esses mestres passaram a ensinar as bases teóricas e práticas para os jovens nobres.
Mais tarde na Espanha surgiu o Florete, uma espada mais leve, e junto com ele uma maneira diferente de se lutar, com novas regras.
Na Itália teve também um ótimo desenvolvimento, principalmente porque começou a ser prática na grande Escola Napolitana, depois disso chegou à França, onde ganhou alguns aperfeiçoamentos, chegando à elegância, que caracteriza a Escola Francesa de Esgrima.
Foi quando finalmente surgiu o esporte Esgrima
No Fim do século XIX foram determinadas as oito posições indicadas para a parada, explicando as posições de punho, braço e mão.
Em 1860, o Conde Koenigsmarken, da Polônia, inventou a espada de folha plana, bem próxima à utilizada nos dias de hoje.
A adesão do esporte se espalhou por todo o mundo.
Antes o esporte era somente praticado por homens, somente no ano de1924, em Paris, surgiu a primeira competição feminina, de florete.
Na primeira aparição nas Olimpíadas, em Atenas 1896, a competição teve a participação de 13 atletas, que representavam quatro países, nas modalidades de Florete e Sabre, a espada só teve participação a partir do ano de 1900.
A Esgrima chegou ao Brasil durante o período Imperial, no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.
Antes os golpes eram marcados pela visão dos árbitros, mas como os golpes são rápidos era difícil distinguir, principalmente no sabre e no florete quem pontuava. Para acabar com essas incertezas de quem pontuava, surgiram os equipamentos eletrônicos, que são fios ligados à roupa e espada dos competidores.
No Brasil a esgrima surgiu no período imperial, com cursos de Infantaria e Cavalaria da Escola Militar de Realengo e a fundação de uma escola de esgrima no Batalhão de Caçadores de São Paulo.
1909: foi criado um curso de esgrima na Escola de Educação Física da Força Pública de São Paulo.
1922: foi criado o Centro Militar de Educação Física, na Vila Militar- RJ e também a criação de um núcleo de esgrima no Colégio Militar do Rio de Janeiro, por parte de Valério Falcão, instrutor do núcleo.
1927: a Federação Paulista de Esgrima e a Federação Carioca de Esgrima se unem e criam a União Brasileira de Esgrima, com o apoio da Liga de Desportos do Exército e da Marinha.
1936: o Brasil participa dos Jogos Olímpicos de Berlim.
1937: é criado, pelo Exército, o Curso de Mestre d’Armas, único do Brasil e que funciona até os dias de hoje, mantendo-se como o único do país.
Durante muito tempo a esgrima foi utilizada assim como outras práticas, um meio de defesa.
No inicio do século XVI, passou a ser praticada pelos nobres que em grande numero passaram a frequentar as salas de armas, foi quando Henrique XVIII, Rei da Inglaterra ordenou a formação de uma corporação de todos os mestres de armas, e esses mestres passaram a ensinar as bases teóricas e práticas para os jovens nobres.
Mais tarde na Espanha surgiu o Florete, uma espada mais leve, e junto com ele uma maneira diferente de se lutar, com novas regras.
Na Itália teve também um ótimo desenvolvimento, principalmente porque começou a ser prática na grande Escola Napolitana, depois disso chegou à França, onde ganhou alguns aperfeiçoamentos, chegando à elegância, que caracteriza a Escola Francesa de Esgrima.
Foi quando finalmente surgiu o esporte Esgrima
No Fim do século XIX foram determinadas as oito posições indicadas para a parada, explicando as posições de punho, braço e mão.
Em 1860, o Conde Koenigsmarken, da Polônia, inventou a espada de folha plana, bem próxima à utilizada nos dias de hoje.
A adesão do esporte se espalhou por todo o mundo.
Antes o esporte era somente praticado por homens, somente no ano de1924, em Paris, surgiu a primeira competição feminina, de florete.
Na primeira aparição nas Olimpíadas, em Atenas 1896, a competição teve a participação de 13 atletas, que representavam quatro países, nas modalidades de Florete e Sabre, a espada só teve participação a partir do ano de 1900.
A Esgrima chegou ao Brasil durante o período Imperial, no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.
Antes os golpes eram marcados pela visão dos árbitros, mas como os golpes são rápidos era difícil distinguir, principalmente no sabre e no florete quem pontuava. Para acabar com essas incertezas de quem pontuava, surgiram os equipamentos eletrônicos, que são fios ligados à roupa e espada dos competidores.
No Brasil a esgrima surgiu no período imperial, com cursos de Infantaria e Cavalaria da Escola Militar de Realengo e a fundação de uma escola de esgrima no Batalhão de Caçadores de São Paulo.
1909: foi criado um curso de esgrima na Escola de Educação Física da Força Pública de São Paulo.
1922: foi criado o Centro Militar de Educação Física, na Vila Militar- RJ e também a criação de um núcleo de esgrima no Colégio Militar do Rio de Janeiro, por parte de Valério Falcão, instrutor do núcleo.
1927: a Federação Paulista de Esgrima e a Federação Carioca de Esgrima se unem e criam a União Brasileira de Esgrima, com o apoio da Liga de Desportos do Exército e da Marinha.
1936: o Brasil participa dos Jogos Olímpicos de Berlim.
1937: é criado, pelo Exército, o Curso de Mestre d’Armas, único do Brasil e que funciona até os dias de hoje, mantendo-se como o único do país.
MATERIAL
UTILIZADO
Roupas –
tradicional branca (colete, jaqueta, calça com kevlar e resistência acima de
350 newtors para competições nacionais), meias que normalmente identificam as
agremiações, calçado com solado plano, colete elétrico para florete e sabre.
Protetores – Máscara protetora que varia entre 350 (competições nacionais) a 1600 newtons, luva na mão armada, protetor peitoral e genital (homens) e protetor de seios (mulheres), normalmente em PVC.
Protetores – Máscara protetora que varia entre 350 (competições nacionais) a 1600 newtons, luva na mão armada, protetor peitoral e genital (homens) e protetor de seios (mulheres), normalmente em PVC.
1 - Jaqueta;
2 - Luvas;
3 - Fios elétricos;
4 - Armas;
5
- Calça;
6
- Máscara;
7
- Colete
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=7&letter=E&min=30&orderby=titleA&show=10
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A pista de esgrima tem quatorze metros de comprimento,
mais um metro e meio a dois metros de recuo, zonas que também podem ser
utilizadas. A largura da pista é de um metro e meio a dois. A pista ideal é
elevada do chão e usada com uma malha condutiva aterrada para o uso eletrônico.
Se um esgrimista sair da pista lateralmente para fugir de um golpe, poderá
retornar porém deverá andar 1m para trás. Se sair pelo fundo, será dado ponto
para o adversário.
REGRAS
Http://www.brasilesgrima.com.br/arquivospdf/RTECHN%20traducao%20ao%20BRA%20v%5B1%5D.2009.12.pdf
O objetivo
da luta é tocar o adversário sem ser tocado.
As armas
usadas são o florete, a espada e o sabre, feitas de material flexível e
aneladas eletronicamente cada uma com as suas regras específicas.
O inicio do combate se inicia com os Esgrimistas a uma distancia de 2 metros e só termina quando um dos combatentes dá cinco toques válidos no seu oponente, ou quando passam 4 minutos.
Na fase eliminatória, a partida vai até aos 15 toques ou aos 9 minutos, com intervalos de 1 minuto a cada 3 minutos de luta.
O equipamento de cada atleta deve lhe dar segurança e proteção sendo de acordo com a sua idade.
No caso de equipes, ganha a equipe que marcar 45 pontos primeiro.
O inicio do combate se inicia com os Esgrimistas a uma distancia de 2 metros e só termina quando um dos combatentes dá cinco toques válidos no seu oponente, ou quando passam 4 minutos.
Na fase eliminatória, a partida vai até aos 15 toques ou aos 9 minutos, com intervalos de 1 minuto a cada 3 minutos de luta.
O equipamento de cada atleta deve lhe dar segurança e proteção sendo de acordo com a sua idade.
No caso de equipes, ganha a equipe que marcar 45 pontos primeiro.
PLANO
DE AULA REALIZADO PELO GRUPO DE ESGRIMA
Alongamento:
*Dando
ênfase aos membros inferiores.
* Peitoral
*Tríceps
*Deltóide
*Trapézio
*Grande
dorsal
*Quadríceps
*Posterior
de coxa
*Gastrocnemio
*Sóleo
Aquecimento:
Em duplas,
um de frente para o outro, com uma distância de um metro, deveram tocar a ponta
do colete no adversário, no local que o professor indicar, lembrando que os
alunos deveram estar na posição básica, sem tirar os pés do chão - Fazendo a
variação com a movimentação.
Avanço do
tronco a frente segurando uma bolinha de tênis tentando encosta-lá no
adversário, somente nos membros superiores - Variação com uso de bexiga,
podendo utilizar a ponta e o corpo da mesma - Com uso do cabo de vassoura,
podendo encostar no corpo todo.
Repetindo os
exercícios com a movimentação dos pés - frente e trás.
Ensinar a
movimentação de pés, posicionamento dos braços e mãos.
Por ultima
realizar os combates.
Volta a
calma com feedback.
REFERÊNCIAS
-http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/esgrima.htm-http://www.canalolimpico.com.br/artigos/esgrima-a-historia-e-as-regras
CRAMER RIBEIRO JC, DIOGO CAMPOS FK. História da Esgrima, da criação à atualidade. Revista de Educação Física 2007;137:65-69
Por Paula Rondinelli, Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo – USP
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