A Luta já foi
reconhecida como rito, prática religiosa, preparação para a guerra,
jogo, exercício físico, entre outros diversos significados que já lhe
foram atribuído,fosse ela ocidental ou oriental. Elas trazem para o
mundo da educação física parcelas de tradição, religião, cultura,
filosofia, rituais, disciplina, além de aspectos relacionados ao corpo,
movimentos, passíveis de serem transmitidos, preservados e reorganizados
às necessidades de cada contexto.As
Lutas podem ser categorizadas em “Esportes de Luta com agarre”,
“Esportes de Luta com golpes” e “Esportes de Luta com implemento. ”O
agarre seria uma ação básica que representa os objetivos comuns entre as
modalidades, tais como a derrubada, as projeções o controle no solo e
finalizar o combate ao projetar o oponente ao solo, dando continuação à
luta no solo após a projeção. A categoria “Esportes de Luta com golpes” é
subdividida de acordo com o tipo de golpe: apenas com os punhos; apenas
com as pernas, ou mãos e pernas conjuntamente. A
terceira categoria é a que trata dos “Esportes de Luta com implemento”,
na qual o objetivo é tocar o adversário com um, implemento, como a
espada. Existe
também distância entre os oponentes como curta, media e longa, contato
proposital, fusão de ataque/defesa, oponente/alvo imprevisibilidade e
regra.Em
nosso ponto de vista juntando todas as lutas podemos ver que tem um
pouco de cada, tanto nos movimentos quanto nas regras e suas maneiras de
ataque e defesas.
Bibliografia: GOMES, M.S.P; MORATO, M.P; DUARTE.E; ALMEIDA.J.J.G. Ensino das lutas: dos princípios
condicionais nãos grupos situacionais. Movimento , Porto Alegre, v. 16, n. 02,
p. 207-227, 2010.
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